Xô, Medo! Estratégias para Tornar a Visita ao Dentista Divertida para Crianças
Visitar o dentista pode ser uma experiência assustadora para muitas crianças, mas não precisa ser assim.
O que o aumento da adenóide e as amígdalas grandes tem a ver com o Bruxismo Infantil?
28 Nov 2019
2 min de leitura
O que o aumento da adenóide e as amígdalas grandes tem a ver com o Bruxismo Infantil?
O bruxismo é multifatorial, ou seja, possui muitas causas.
Uma causa importante de bruxismo noturno é a INSTABILIDADE das vias aéreas durante o sono. E esta instabilidade está muito presente em crianças alérgicas e/ou com obstrução nasal e ronco. Há uma interligação entre estes quadros clínicos.
Por conseguinte, observa-se rotineiramente hipertrofia (crescimento) da adenóide e das amígdalas (grandes) nestes tipos de pacientes. .
À medida que as crianças caem no sono, acontecem alterações no tônus muscular levando ao relaxamento dos músculos das vias aéreas superiores, a língua torna-se menos tensa, caindo em direção à parte de trás da via aérea em direção à garganta.
A mandíbula (osso de baixo dos maxilares) que é mantida no lugar naturalmente pelos músculos faciais, também tem uma tendência a retrair (cair) quando os músculos estão relaxados. Uma vez que a base da língua é ancorada à mandíbula, isto leva a regressão da língua também para a parte de trás da garganta, obstruindo a passagem de ar.
Em indivíduos que tem a anatomia craniofacial mais estreita, hipertrofia de adenóide e amígdalas grandes, obstrução nasal, esta situação fica pior, pois diminui ainda mais a passagem de ar ou até mesmo obstrui totalmente a passagem de ar durante o sono, provocando a famosa apneia do sono (literalmente falta de ar). Micros ou grandes despertares acontecem, a criança não dorme bem e profundamente. No outro dia ela fica agitada…
Para o organismo da criança se defender deste processo de pouca ou até mesmo total falta de ar (apneia), ela cerra os dentes, segurando a mandíbula no lugar que normalmente ficaria, porém com força (apertando ou rangendo) para impedir está retrusão (deslocamento para trás) e manter as vias aéreas mais patentes (mais abertas).
Procure um Ortopedista Funcional dos Maxilares, Ortodontista ou Odontopediatra para o início do tratamento multi e transdiciplinar.
AMÍGDALAS = TONSILAS PALATINAS
Centro Clínico Chapecó
Rua Uruguai, 71-E, Salas 209 e 210
Centro de Chapecó - SC